Caminho Amabilíssimo

Img

Caminho Amabilíssimo

Camboriú, Tijucas, Canelinha e Nova Trento.

O percurso inicia em Camboriú, na Casa Pastoral de Camboriú, no Litoral Norte, e vai até Nova Trento, passando pelos bairros Campo Novo e Oliveira, em Tijucas; Moura, em Canelinha, e pelos bairros Espraiado II, Claraíba, Tirol em Nova Trento.
 

O caminho é inspirado no Caminho de Santiago de Campostela, na Espanha, e segue o trajeto feito pela própria Santa Paulina, primeira santa canonizada brasileira. 
 

A peregrinação passa por uma estrada muito antiga do inicio do século XIX, boa parte dela em meio a Mata Atlântica. Pelo percurso, você pode ver cachoeiras, pássaros e pequenos animais silvestres, antigas plantações de fumo com suas estufas tradicionais, bicas de água e muito mais. Tudo isso torna esse roteiro muito atrativo, cultural e espiritual.

 

São ao todo, desde a Casa Pastoral de Camboriú onde a Santa ficou hospedada até a Igreja o santuário da Santa Madre Paulina em Nova Trento, 60 Km, divididos da seguinte forma.

 

Um pequeno trecho urbano do Centro de Camboriú até a atingir a área rural da cidade. Depois o Caminho segue todo o seu percurso, 100% em área rural, sendo que dois trechos um na chegada e outro no fim, são totalmente dentro da mata atlântica.
 

Como surgiu a rota de peregrinação Amabilíssimo?

A ideia da criação da rota Caminho de Santa Paulina veio de anos de estudos e se baseou em uma descoberta histórica.  O historiador Isaque de Borba Corrêa descobriu uma ata do ano de 1899 que continha o registro da vinda de religiosos e uma banda musical de Nova Trento para uma festa de inauguração em uma Igreja Matriz em Camboriú. Entre esses religiosos estava Madre Paulina, ainda jovem. 
 

A ata relata que, Santa Paulina percorreu o trajeto em um carro de boi, porém a romaria teve grandes dificuldades até chegar a Camboriú. As estradas eram de péssimas condições e ainda houve uma tempestade. Na redação do documento, fala o Padre anfitrião João Batista Petters, que os peregrinos pegaram fortes chuvas no caminho e a tormenta causou vários danos. 
 

O carro de boi virou e os religiosos tiveram que encerrar o caminho a pé, foi tão forte a tempestade que avariou os instrumentos musicais da banda, quebrou um dos ” engenhos” (carro de boi), feriu o animal, feriu pessoas que chegaram todos ” ensopados e enlameados” na casa do Secretário da Comissão, um rico senhor português por nome de Antônio Maria de Souza, cuja mansão, serve hoje de Amparo a Casa Paroquial.

Horário de Funcionamento

Diariamente

Horário das Missas

Mais Informações

Galeria

Traga sua familia e amigos para conhecer