O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado no município de Içara, se tornou a primeira Basílica Menor do Estado de Santa Catarina, sendo a 6ª no sul do país e a 80ª em território nacional. Reconhecido pelo Vaticano no dia 17 de abril, o anúncio do título chegou nesta semana e foi divulgado oficialmente em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, dia 20. O momento solene de anúncio aos fiéis será feito no dia 14 de setembro, em uma Santa Missa de celebração da dedicação da Basílica Menor, com a leitura do decreto.
A Igreja Católica reconhece dois tipos de Basílicas: as maiores, que são apenas quatro e estão no Vaticano. E as menores, que estão espalhadas pelo mundo. O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, Giliard Cesconetto Gava, explicou que esse novo título intensificará o vínculo particular com a Igreja de Roma e diretamente com o Santo Padre, o Papa. "É um incentivo a promover a sua exemplaridade como o verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral na Diocese", afirmou.
Para receber o reconhecimento, o Santuário precisou atender uma série de critérios. Um relatório de mais de 100 páginas foi encaminhado ao Vaticano elencando cada um, que incluiu, por exemplo, a apresentação de cada uma das expressões religiosas em torno do complexo, desde imagens, vitrais e objetos litúrgicos. Sobre essas condições, além das que foram atendidas, o Santuário ainda precisa desenvolver algumas atividades, iniciando pela declaração pública, que é a Santa Missa, marcada para setembro. O bispo, DomJacinto Inacio Flach, comentou que existe uma razão para a data escolhida - 14 de setembro - por ser o Dia da Exaltação da Santa Cruz.
"Vendo essa notícia boa, nós pensamos, refletimos e veio na mente rapidamente. Tudo começou aqui com uma cruz. Que ainda está por aí, essa cruz vamos valorizar, alguns lembram de uma cruz aqui [no Santuário] quando não tinha nada. Aqui seria o lugar da misericórdia, o hospital de Deus, farmácia de Deus, então a cruz seria o grande símbolo, o grande sinal", relembrou.